A assepsia e alguns cuidados básicos são importantes para a conservação das lentes de contato. Na prevenção de infecções e outros problemas que poderão afetar não só a saúde dos seus olhos, mas também prejudicar a visão a longo prazo.
Como limpar as lentes de contato
Primeiramente lave bem as mãos com água e sabonete de preferência antibacteriano, antes de manusear as suas lentes de contato. Na hora de secar a mão é importante que seja uma toalha que não solte fiapos ou papel toalha de boa qualidade.
Não utilize sabonetes à base de óleos ou de loções, a oleosidade poderá manchar as lentes de contato e até danifica-las.
É necessário utilizar Solução de Limpeza e Conservação nas lentes de contato sempre que for manipular as lentes. Atenção: Use a solução apropriada para o seu tipo de lente de contato.
Esfregar levemente com os dedos e enxágue em seguida com solução de limpeza nova, sempre antes de depois de utilizá-las. Atenção: mesmo utilizando a Solução de Limpeza é importante esfregar para limpar as lentes. Cuidado com as unhas pois além de cortar a lente de contato é um local propicio de acúmulos de germes e sujeiras.
Não é recomendado utilizar água da torneira ou esterilizada, saliva, solução salina para a limpeza e conservação das lentes de contato.
As lentes de contato devem ser armazenadas em estojo apropriado e sempre com produto especifico de Limpeza e Conservação. Todas as vezes que colocar as lentes no estojo o produto deve ser renovado. Nunca reutilizar os produtos.
Enxaguar o estojo das lentes de contato com solução nova e deixe-o secar.
É importante deixar as lentes e local arejado que não tenha umidade que permitem o acumulo de germes e fungos.
Algumas dicas:
1. Sempre manter o frasco de solução fechado para conservar as propriedades do produto e sempre dentro do prazo de validade. Não utilizar produto vencido.
2. Troque regularmente o estojo que utiliza para guardar as suas lentes de contato.
3. A nicotina constante pode alterar a coloração das lentes de contato, como também alguns medicamentos que contem certos corantes, também afetam a cor da lente de contato.
4. Não transfira as soluções de limpeza de lentes de contato para outros recipientes, quando eles entram em contato com o ar, o efeito antibacteriano se perder depois de um determinado tempo. É preferível que leve sempre com você a embalagem original da solução.
5. Nunca utilize as suas lentes de contato além do prazo pré-determinado pelo fabricante.
6. Para quem sofre de “olho seco” ou trabalha em ambiente com ar condicionado, é recomendada a utilização de soluções umidificantes para aliviar a sensação de incomodo.
7. É importante seguir as instruções e recomendações do seu oftalmologista e dos profissionais da saúde ocular para proporcionar o melhor conforto associado com o melhor desempenho na utilização das lentes de contato.